A campanha “Fique Sabendo!”, promovida pela Secretaria de Saúde de Suzano em alusão ao Dezembro Vermelho, realizou 1.214 testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. A iniciativa, que aconteceu nos 24 postos da rede municipal entre os dias 2 e 20 de dezembro, identificou 22 casos prováveis de sífilis e um diagnóstico positivo para HIV. Além disso, 281 amostras foram coletadas para análises laboratoriais e 100 autotestes de HIV distribuídos.
✅ Destaques da Campanha:
Testes rápidos realizados:
401 para HIV
391 para sífilis
224 para hepatite B
198 para hepatite C
Dia D (07/12): Realização de 98 testes rápidos em unidades de saúde estratégicas.
Distribuição de insumos de prevenção e reforço das orientações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento.
💡 Ações inovadoras:
Neste mês, Suzano iniciou o acompanhamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ampliando o acesso à prevenção do HIV nas modalidades diária e sob demanda.
🏆 Reconhecimento nacional:
A cidade recebeu o Selo Prata do Ministério da Saúde, em premiação realizada em Brasília, pelo combate à transmissão vertical de HIV e hepatite B. Suzano foi a única cidade do Alto Tietê a conquistar essa certificação dupla.
🗨️ Palavras dos responsáveis:
Micheli Santos Rosa, coordenadora do Programa Municipal IST/HIV:
“A campanha foi fundamental para identificar casos que precisam de acompanhamento imediato, garantindo tratamento e conscientização.”
Diego Ferreira, secretário de Saúde:
“Reforçamos o compromisso com a saúde dos munícipes, oferecendo exames, orientações e suporte para prevenir e tratar infecções.”
👏 Parabéns a todos os envolvidos! Prevenção é cuidado com a vida.
#DezembroVermelho #FiqueSabendo #SaúdePública #PrevençãoIST #HIV #Sífilis #Hepatites #CuidadoComAVida #Suzano