Iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Administração foi destaque durante Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes realizada nesta quarta-feira em Taubaté

A Prefeitura de Suzano foi reconhecida por sua adoção de práticas inovadoras para o aprimoramento da gestão pública durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado nesta quarta-feira (15/04) no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté. A secretária municipal de Administração, Cintia Lira, recebeu, em nome do chefe do Poder Executivo suzanense, Rodrigo Ashiuchi, o título de “Prefeito Inovador 2024”, por liderar a implementação do “Programa de Governança Digital e Gestão Sem Papel”. Essa iniciativa foi reconhecida como um modelo de inovação e modernização.

Durante o evento, gestores de 50 prefeituras participaram da iniciativa, promovendo a troca de experiências sobre os avanços tecnológicos nas administrações municipais e a transformação digital dos serviços públicos. O evento foi organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), uma associação que fomenta o surgimento de localidades conectadas e eficientes, oferecendo atividades gratuitas para prefeitos, gestores e vereadores em todo o Brasil, com o objetivo de compartilhar conhecimentos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, aplicadas aos pequenos e médios municípios.

Suzano colhe os frutos de um trabalho iniciado em 2018 com o lançamento do Governo Digital. Desde então, a Secretaria de Administração registrou 135.402 solicitações digitais de cidadãos, o que evitou o consumo de 10,5 toneladas de papel. No mesmo período, os servidores públicos criaram 434.556 documentos digitais, evitando o consumo de outras 35,2 toneladas de papel.

Iniciativa

Lançado em 2021, em parceria com uma empresa especializada em sistemas integrados para a gestão pública e governos inteligentes, o “Programa de Governança Digital e Gestão Sem Papel” tem como objetivo utilizar a tecnologia para desburocratizar, melhorar a comunicação interna, o atendimento digital e os processos administrativos, garantindo a automatização de processos, a otimização de recursos e a certificação digital do município.

A modernização do atendimento ao cidadão foi alcançada por meio do Portal do Cidadão, disponível no site suzano.sp.gov.br, após avaliação sistêmica, mapeamento de processos e fluxos, e implantação do protocolo digital na prefeitura. Para acompanhar essas inovações, a prefeitura estabeleceu parcerias com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que capacitaram 185 servidores em 2022 e 160 em 2023.

A secretária Cintia Lira destacou a premiação como um reconhecimento da qualidade da gestão municipal em relação às práticas inovadoras nos processos internos e na prestação de serviços aos cidadãos. “Toda a tecnologia que estamos implementando faz parte de uma estratégia de regulamentação da governança digital. As novas ferramentas trazem benefícios incontáveis para a administração municipal e, principalmente, para o cidadão. Nossa intenção é sempre trabalhar de maneira cada vez mais assertiva, garantindo melhorias contínuas na oferta de serviços públicos e agilidade no atendimento à população”, destacou.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou que o trabalho sério e bem planejado traz resultados a longo prazo. “Estamos colhendo os frutos de algo que foi planejado há algum tempo. Isso reflete em nossa administração, na economia de recursos públicos, na preservação do meio ambiente e na agilidade das demandas. Agradeço ao Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes por reconhecer este trabalho, e vamos continuar trabalhando para aprimorar ainda mais os serviços prestados à nossa população”, finalizou Ashiuchi.