Centro de Controle Operacional Semafórico completou dois anos de funcionamento e monitora 49 equipamentos inteligentes interligados na cidade
O Centro de Controle Operacional Semafórico (CCOS) de Suzano completou o segundo ano inteiro de funcionamento no fim de 2025 e vem consolidando sua importância para a melhoria do trânsito e a segurança viária no município. Somente em 2025, a central permitiu a correção imediata de semáforos em 945 oportunidades, número mais que o dobro do registrado em todo o ano de 2024, quando foram contabilizadas 419 intervenções.
A estrutura foi inaugurada em 30 de outubro de 2023, durante a gestão do então prefeito Rodrigo Ashiuchi, e possibilita a identificação rápida de falhas em equipamentos semafóricos, incluindo problemas decorrentes de queda de energia e casos de sinal amarelo intermitente (piscante).
Monitoramento em tempo real
A partir da implantação do CCOS, as equipes passaram a acompanhar 28 cruzamentos por meio de câmeras instaladas em diferentes pontos do município. A sala de controle possui quatro computadores e seis telas, e está integrada a 49 semáforos inteligentes interligados, o que permite detectar anormalidades e também realizar alterações pontuais no funcionamento do sistema, conforme a necessidade do tráfego.
Entre as possibilidades, está a reprogramação do tempo de abertura do sinal, principalmente em momentos de alto fluxo, garantindo maior fluidez em vias estratégicas e nos acessos a bairros.
Pioneirismo no Alto Tietê
De acordo com a Prefeitura, a central implantada em Suzano foi a primeira do tipo no Alto Tietê, se tornando referência regional. Algumas semanas após a inauguração, profissionais da Prefeitura de Mogi das Cruzes visitaram o local para conhecer a tecnologia, que pode ser ampliada gradualmente para contemplar todos os semáforos do município.
Agilidade durante chuvas e falta de energia
A atuação do CCOS também se destaca em períodos críticos, como durante as chuvas de verão. Em casos de falha por falta de energia, por exemplo, o sistema permite redução de até uma hora no tempo necessário para restabelecer o funcionamento dos semáforos.
Com apoio das câmeras, o centro consegue realizar um diagnóstico prévio sobre os danos, aumentando a efetividade no deslocamento e na atuação das equipes de manutenção.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, destacou que o sistema reforça a eficiência dos serviços no município. “Com o CCOS, temos ainda mais possibilidades de manter boas condições de tráfego. As ferramentas dão suporte para agilizarmos as intervenções necessárias nos semáforos”, afirmou.
Já o prefeito Pedro Ishi ressaltou o uso da tecnologia como ferramenta estratégica para o trânsito. “Nós potencializamos a capacidade da nossa mão de obra com o uso da tecnologia na prestação dos serviços. O gerenciamento dos semáforos por esta estrutura aumenta as possibilidades de atuação da equipe e diminui o tempo para a execução das atividades”, avaliou.
#Suzano #Suzano24Horas #Trânsito #MobilidadeUrbana #Semáforos #CentroDeControle #CCOS #SegurançaNoTrânsito #AltoTietê #PrefeituraDeSuzano #PedroIshi #RodrigoAshiuchi #ClaudineiGalo




