Compac aprova tombamento da Igreja do Baruel em Suzano
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (11/09), a proposta de tombamento da Capela Nossa Senhora da Piedade, conhecida como Igreja do Baruel, um dos mais antigos e importantes marcos históricos de Suzano.
A reunião ocorreu no Anfiteatro Orlando Digenova, no centro, e contou com a presença do vice-prefeito Said Raful, dos secretários José Luiz Spitti (Cultura), Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) e André Chiang (Meio Ambiente), além do vereador Adilson de Lima Franco (Horse).
O tombamento será oficializado por decreto do prefeito Pedro Ishi, que deve assinar o documento durante a tradicional Festa do Baruel, no fim do mês.
Com essa decisão, Suzano passa a contar com cinco bens tombados oficialmente, incluindo a Academia Terazaki, a Fazenda Sertão, o antigo Paço Municipal e o yakisoba de Suzano.
> “Além de ser um local de fé, a Igreja do Baruel é o ponto onde Suzano começou a se formar como comunidade. É uma conquista de todos os suzanenses”, destacou o prefeito Pedro Ishi.
Pesquisas apontam que a primeira capela da comunidade, erguida ainda no século XVII, teria surgido junto ao movimento de mineradores que encontraram ouro de aluvião na região. A igreja atual foi reconstruída em 1916 e preserva elementos como altar em estilo barroco tardio, o memorial do antigo cemitério e tradições locais, como a famosa macarronada com frango da comunidade.