Anúncios

Decisão sobre tombamento da Igreja do Baruel será anunciada nesta quinta-feira

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) vai anunciar, nesta quinta-feira (11/09), a decisão sobre o tombamento da Capela Nossa Senhora da Piedade, conhecida como Igreja do Baruel. A reunião será aberta ao público e está marcada para as 15 horas, no Anfiteatro Orlando Digenova (rua Benjamin Constant, 682 – Centro).

O encontro será conduzido pelo presidente do Compac, Renan de Lima Franco, com participação dos conselheiros que vão deliberar sobre o processo. O relator do grupo de trabalho, Pedro Cardoso, apresentará o estudo que embasou a proposta de tombamento, que inclui não apenas a igreja, reconstruída em 1916, mas também o altar em estilo barroco tardio, o memorial do antigo cemitério e elementos imateriais ligados à tradição da comunidade, como a “caminhada”, a capelinha de mão e a tradicional macarronada com frango.

O processo de análise começou em 2022, com pesquisas históricas e culturais que evidenciaram a relevância da Igreja do Baruel como marco da formação da sociedade suzanense. O local é considerado um dos primeiros povoados da região, surgido ainda antes da chegada da estrada de ferro, e sempre foi palco de fé e tradição comunitária.

Estudos também apontaram que a primeira capela, erguida em taipa no século XVII, teria sido resultado da concentração de mineradores que exploravam ouro de aluvião nas proximidades. A necessidade de um espaço religioso levou à construção, consolidando a fé como elemento central no desenvolvimento da comunidade.

“Temos um grupo de pesquisadores extremamente dedicados a este trabalho, que exigiu muitos estudos em torno de todos os aspectos históricos. Agora é a vez de apresentar o resultado à população e tomar a decisão final sobre o tombamento”, destacou Renan de Lima Franco.

Para o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, a possível preservação da Igreja do Baruel representa um marco no resgate da memória coletiva. “É fundamental que tenhamos noção de como se formou a sociedade suzanense e do valor das nossas referências culturais. A Igreja do Baruel e todos os bens materiais e imateriais relacionados à comunidade têm um simbolismo único para o município e para a região”, afirmou.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version