Defesa Civil de Itaquá forma 30 voluntários do NUPDEC e reforça ações de prevenção a desastres
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba concluiu, na última quinta-feira (4), a formação de 30 novos voluntários do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). A cerimônia, realizada com a presença de familiares e representantes das Defesas Civis de Biritiba Mirim e Suzano, marcou o encerramento de um ciclo de 80 horas de capacitação, divididas entre teoria e prática.
Ao longo de 90 dias, os participantes passaram por cinco encontros presenciais, dois online e atividades complementares, que incluíram cursos de identificação de animais peçonhentos, capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Intersecretarial, mobilização educativa em pedágio e participação em um simulado de inundação. Todos receberam certificado ao final da formação.
Os núcleos comunitários têm papel estratégico na mobilização social e no apoio durante situações emergenciais, fortalecendo a prevenção e a resposta rápida a desastres naturais.
Para o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori, a presença da comunidade é fundamental.
“É de extrema importância estarmos formando 30 novos agentes comunitários. São pessoas que, em uma situação de emergência, podem ser responsáveis por apoiar uma vítima e até mesmo salvar uma vida”, destacou.
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, também ressaltou a relevância da preparação local.
“Itaquá é uma cidade que exige preparo e prevenção, principalmente em períodos de fortes chuvas. Nossas equipes são bem treinadas, mas contar com moradores, que vivem diariamente nos bairros, é ainda mais importante, porque o conhecimento se estende”, afirmou.
Já o prefeito Eduardo Boigues enfatizou o avanço do município na mitigação de riscos.
“Historicamente nossa cidade é castigada por alagamentos em bairros próximos ao rio Tietê. Ao contrário de anos anteriores, agora temos um preparo maior para cada situação. Hoje ganhamos um reforço importante, com 30 novos líderes comunitários”, completou.




