A Defesa Civil de Itaquaquecetuba concluiu, nesta terça-feira (15), a Operação Verão 2025, que teve início em 1º de dezembro. Ao longo de mais de quatro meses de atuação, foram registrados 350 atendimentos relacionados a interdições, cortes e supressão de árvores, ameaças de deslizamento, demolições, vistorias técnicas e desinterdições.
A operação contou com o apoio direto das secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação, Serviços Urbanos, Saúde, Mobilidade, Cultura, Educação, Turismo e do setor jurídico. Todas atuaram de forma integrada para dar suporte em situações de risco, com foco no atendimento rápido e eficiente à população.
Com o aumento das chuvas nos primeiros meses do ano, houve reforço nas ações preventivas, principalmente em áreas vulneráveis. Bairros como Vila Maria Augusta e Vila Japão receberam atenção especial, com mobilização de voluntários e abrigos temporários para moradores afetados.
Também foi atualizada a estrutura do Plano de Contingência, garantindo medidas de prevenção e respostas rápidas às ocorrências. Os trabalhos de limpeza e desassoreamento realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos foram fundamentais e abrangeram córregos como Açafrão, Tipóia, Goió, Bela Vista, Jaguari e Caputera.
> “Tão importante quanto ajudar a população de forma técnica é contar com o apoio das secretarias, voluntários e da comunidade. A Operação Verão de 2025 foi marcada pela união e pela conscientização coletiva”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
> “A cada ano aprendemos mais com as experiências. A população entendeu o recado: estamos juntos para enfrentar as adversidades. Isso fez da operação deste ano um sucesso”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.