Departamento da Mulher promove palestra sobre combate à violência doméstica em Suzano
O Departamento da Mulher da Prefeitura de Suzano, em parceria com a 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promoveu na última quarta-feira (18/09) uma palestra voltada ao combate à violência doméstica. A atividade integrou o projeto “Prevenir a Violência Escolar”, da Secretaria Municipal de Educação, e foi ministrada pela responsável pelo órgão municipal e secretária do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Maria Margarida Mesquita.
Realizado no Complexo Educacional Mirambava, no centro, o encontro reuniu cerca de 20 funcionários e articuladores do projeto. Os participantes integraram uma roda de conversa que abordou temas como acolhimento e orientação às vítimas de agressão, a eficácia da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e a importância da ampla divulgação das medidas protetivas.
O projeto “Prevenir a Violência Escolar” busca ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de proteção, fortalecendo a rede de apoio e garantindo que mulheres saibam onde e como buscar ajuda.
> “Promover palestras que mostrem a importância de conhecer as leis de proteção é fundamental para que a informação chegue a cada vez mais pessoas e a sociedade possa agir no combate à violência”, destacou Maria Margarida.
O secretário de Governo, Alex Santos, reforçou o compromisso da gestão:
> “Estamos focados em trazer esse tema para discussão e promover de forma robusta a conscientização. A população pode contar conosco na luta contra a violência familiar ou qualquer outra forma de agressão.”
Já a secretária de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, destacou a relevância da iniciativa:
> “O projeto fortalece o trabalho dos articuladores comunitários e contribui para a prevenção da violência doméstica e escolar, garantindo acolhimento para todos os suzanenses.”