Dia Mundial da Pneumonia: aumento de casos acende alerta em São Paulo
Os casos de pneumonia cresceram 20% em São Paulo neste ano. Entre janeiro e agosto de 2025, foram mais de 202 mil atendimentos relacionados à doença em todo o Estado, segundo dados da Secretaria de Saúde. No Dia Mundial da Pneumonia, lembrado nesta quarta-feira (12), o alerta é para reforçar os cuidados e a importância da vacinação.
A pneumonia é uma infecção que causa inflamação nos pulmões e pode ser grave, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Os sintomas mais comuns são febre, tosse, dor no peito e falta de ar.
De acordo com especialistas, quem tiver febre por mais de dois dias, cansaço extremo ou dificuldade para respirar deve procurar um médico imediatamente.
Para se prevenir, é importante manter uma boa alimentação, hidratação, praticar exercícios e evitar o cigarro. Cuidados simples como lavar as mãos com frequência e usar máscara em caso de sintomas gripais também ajudam a evitar a transmissão.
A vacina pneumocócica e a vacina contra a gripe (influenza) estão disponíveis gratuitamente pelo SUS e reduzem o risco de infecções respiratórias graves.
A recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de sintomas




