Educação sustentável transforma escola de Suzano
A Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique, tornou-se referência ambiental com o projeto “Escola Sustentável: Reciclar, Cultivar e Transformar”, desenvolvido desde 2024 em parceria com o Condemat+. A iniciativa já impactou mais de 3,2 mil pessoas entre alunos, famílias, profissionais e comunidade.
A escola conta com o primeiro biodigestor escolar de Suzano, horta permanente, viveiro pedagógico, cisterna para reuso de água, compostagem e ponto fixo de reciclagem. O sistema transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante, que são utilizados nas atividades pedagógicas e distribuídos para as famílias.
Entre os resultados alcançados estão: 60 litros de biofertilizante produzidos por semana, 6,5 toneladas de resíduos orgânicos que deixam de ir para aterros anualmente e cerca de 800 quilos de recicláveis destinados corretamente por mês. O biogás já possibilita três atividades pedagógicas semanais, como o preparo de chás feitos com ervas da horta.
Os 730 estudantes participam de todas as etapas do projeto, do plantio à colheita, com todas as turmas incluídas pelo segundo ano consecutivo, incluindo a EJA. A mudança de hábitos é evidente, com 80% dos alunos relatando melhorias na alimentação em casa.
A comunidade também participa da manutenção do espaço, com apoio de voluntários da Etec de Suzano e do Instituto AgroTerra, tornando o projeto um modelo de alto impacto, baixo custo e fácil replicação. Outras escolas da rede, como a Escola Municipal Odário Ferreira da Silva, já estudam implementar o mesmo modelo.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o projeto reforça o compromisso de formar alunos protagonistas, conscientes e preparados para transformar a realidade em que vivem.
