Itaquaquecetuba sobe 46 posições no Ranking de Competitividade e alcança 214º lugar no Brasil
Itaquaquecetuba avançou 46 colocações no Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município, que no ano passado ocupava a 260ª posição, agora está em 214º lugar entre as 418 cidades avaliadas com população acima de 80 mil habitantes.
O levantamento considera 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos, que analisam desde o funcionamento da máquina pública até inovação, dinamismo econômico, infraestrutura e sustentabilidade.
Entre os destaques de Itaquá estão os pilares de Inovação e Dinamismo Econômico e Funcionamento da Máquina Pública. No primeiro, a cidade subiu 62 posições, chegando ao 106º lugar nacional, impulsionada pelo aumento do PIB per capita, do ganho médio do trabalho formal e pela expansão dos empregos no setor criativo. Já no segundo, o avanço foi de 127 colocações, atingindo a 199ª posição graças à melhoria na qualidade da informação contábil e fiscal, na abertura de empresas e na qualificação de servidores.
Para o prefeito Eduardo Boigues (PL), reeleito em 2024 com 92,9% dos votos, a evolução reflete o compromisso de sua gestão com os moradores:
> “O avanço de Itaquaquecetuba comprova que estamos no caminho certo. A cidade está recebendo investimentos históricos, como o aporte de R$ 1 bilhão da Sabesp para ampliar o saneamento básico, e segue liderando a geração de empregos no Alto Tietê. Tudo isso significa melhoria real na vida da população”, afirmou.
Em fevereiro, a Sabesp confirmou investimento de R$ 1 bilhão até 2027 para expandir o abastecimento de água para 98% dos imóveis e a coleta de esgoto para 86% deles — índices que devem chegar a 99% e 96% até 2029.
Na geração de empregos, Itaquaquecetuba também é destaque regional: segundo o Caged, o município abriu 1.447 vagas formais apenas no primeiro semestre de 2025, garantindo a liderança do Alto Tietê no setor.