A maior obra de infraestrutura da história de Suzano está prestes a começar: o Complexo de Alças de Saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21). O projeto, conquistado após oito anos de articulação política, é considerado o maior legado do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, que trabalhou ao lado do presidente da Alesp, André do Prado, e do deputado federal Marcio Alvino para viabilizar a obra.
O convênio, assinado pelo prefeito Pedro Ishi e pelo secretário estadual Rafael Benini, garante R$ 600 milhões em investimentos do governo estadual, com prazo de conclusão até 2027. A expectativa é de 3 mil empregos diretos e indiretos, R$ 25 milhões a mais em arrecadação e 1,6 milhão de pessoas beneficiadas.
O complexo vai ligar o Rodoanel à avenida Brasil, rua Norma Favale, avenida Paul Percy Harris e SP-66, além de criar uma nova via paralela. Também haverá requalificação de ruas, readequação de tráfego e melhorias na sinalização.
“Foi uma luta que começou em 2017 e que mudará a história da nossa cidade”, destacou Ashiuchi. Já o prefeito Pedro Ishi afirmou que a obra será um divisor de águas para o desenvolvimento de Suzano.