O Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, recebe neste sábado (15/11) o Festival Quilombo Cultural, evento gratuito que celebra a cultura afro-brasileira com atividades abertas ao público das 10h às 17h. A iniciativa é promovida pela Casa Beija-Flor, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano, por meio da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc.
A programação começa às 10h com a oficina “Estilização de Roupa Afro”, ministrada por Vilma Rocha, que ensinará técnicas de criação e personalização de peças com identidade afro-brasileira. As inscrições podem ser feitas em: bit.ly/EstilizaçãoAfro.
Às 11h, ocorre a oficina de Fotografia, com Kelly Ramos, voltada a quem deseja aprender a registrar suas produções artísticas e artesanais. Inscrições pelo link: bit.ly/Afrofotografia.
Às 13h, o público acompanha o experimento YABAS, que destaca a ancestralidade e as forças dos orixás femininos por meio da música afro-brasileira. Na sequência, às 14h, a orquestra de berimbau e a roda de capoeira movimentam o parque.
Às 15h, o coletivo feminino de percussão Xequeres do Cordão da Dona Micaela se apresenta, levando ritmo e representatividade. Encerrando a programação, às 16h, o samba toma conta do espaço com a performance da cantora Wal Serra.
Além das atrações culturais, a partir do meio-dia o público poderá visitar a Feira Afro de Artesanato e a área gastronômica, com produtos típicos e culinária tradicional.
O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, destacou a importância do festival.
“O Festival Quilombo Cultural reafirma nossa identidade e valoriza saberes que moldaram a história do Brasil. Convidamos a população a prestigiar essa celebração das nossas raízes”, afirmou.




