Ação segue até 31 de outubro e tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em todos os postos da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano deu início nesta segunda-feira (06/10) à campanha de multivacinação, que acontece em todos os 24 postos da Atenção Básica. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com idades entre zero e 19 anos, reforçando a proteção contra diversas doenças.
A iniciativa segue até o dia 31 de outubro, com o “Dia D” marcado para o sábado (18/10), quando dez unidades de saúde estarão abertas especialmente para o atendimento da população.
Durante a ação, serão oferecidos todos os imunizantes do calendário vacinal, incluindo vacinas contra poliomielite, gripe, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, meningite, sarampo e febre amarela — estas duas últimas com atenção especial devido ao reaparecimento de casos no Brasil e em países vizinhos. O atendimento ao público geral será mantido normalmente durante o período da campanha.
Para participar, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima, portando documento original com foto, CPF, cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. As equipes atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção da UBS Prefeito Alberto Nunes Martins (CS II), localizada na avenida Paulo Portela, 205 – Jardim Paulista, que funcionará também aos sábados, das 8h às 18h.
No “Dia D” (18/10), além do CS II, estarão abertas as USFs Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo) e Vereador Marsal Lopes Rosa (Vila Amorim), além das UBSs Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis), Doutor Isack Oguime (Parque Maria Helena), Jose Mariano de Souza Coutinho Júnior (Jardim Colorado), Maria de Lourdes Cardozo Mathias (Jardim Vitória), Octacílio de Carvalho Schiavi (Dona Benta), Professor João Olímpio Neto (Casa Branca) e Tabamarajoara.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, o foco da ação é garantir a proteção coletiva e evitar o retorno de doenças já controladas:
“Uma das formas mais seguras e eficazes de prevenir qualquer enfermidade é manter a carteirinha de vacinação devidamente atualizada. Por isso, teremos uma força-tarefa para atender crianças e adolescentes ao longo de todo este mês de outubro, aplicando as doses necessárias e reforçando o compromisso com a saúde pública”, afirmou.