Suzano avança na criação de planos de Redução de Ruídos e de Áreas Livres
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação está em fase avançada na elaboração do Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor e do Sistema de Áreas Livres e Verdes, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. A última etapa de medições já foi iniciada, e os resultados preliminares desses projetos estão previstos para serem apresentados entre setembro e outubro deste ano.
Os projetos têm como objetivo reduzir os efeitos do clima e da propagação de barulho, além de otimizar o uso das áreas livres e verdes, integrando-se ao sistema de drenagem existente, como o Cicloviário, elaborado em 2023. Estes estudos são de extrema importância para a cidade, sendo os primeiros com foco nesse tema na região.
O Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor visa compreender os impactos da urbanização sobre o clima urbano e suas consequências para a saúde humana e o bem-estar dos cidadãos, sugerindo ações para mitigar esses impactos. Recomenda-se a criação de corredores verdes que conectem a região sul do município à várzea do rio Tietê, visando a refrigeração do local. Além disso, propõe-se a manutenção ou aumento da vegetação na porção sul de Suzano, garantindo a absorção de água e umidificação do solo, e a naturalização da Área de Preservação Permanente (APP) anexa ao ribeirão Chico da Vargem, para promover uma maior umidificação do ar na área urbanizada.
Já o Sistema de Áreas Livres e Verdes busca formular estratégias para ocupação de espaços de lazer, como o projeto “O que tem atrás desse muro?”, que visa requalificar três espaços da cidade localizados próximos a escolas municipais.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, enfatizou a importância desses planos para o futuro da cidade: “São projetos para o futuro. Eles preparam a cidade para que ela cresça de forma organizada, garantindo a qualidade de vida dos nossos munícipes”.