A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, concluiu a Parada Geral 2025 na unidade industrial de Suzano (SP), realizada entre os dias 23 de novembro e 4 de dezembro. A ação teve como principal objetivo garantir a segurança das operações, a produtividade industrial e a excelência operacional da fábrica.
Durante o período de manutenção preventiva, foram executadas mais de 2,8 mil ordens de serviço, envolvendo a atuação de cerca de 120 empresas especializadas em diferentes áreas da manutenção fabril. A iniciativa resultou ainda na geração de mais de 2 mil postos temporários de trabalho, contribuindo diretamente para o aquecimento da economia local.
De acordo com o gerente executivo de Manutenção da Suzano, Sergio Ferreira, a Parada Geral é fundamental para assegurar o pleno funcionamento dos equipamentos e o cumprimento rigoroso das normas de segurança.
“A Parada Geral é essencial para garantirmos a nossa excelência operacional, a qualidade dos nossos produtos e, principalmente, a segurança de colaboradores e prestadores de serviço. Agora que encerramos com sucesso e sem nenhuma ocorrência mais uma Parada Geral, já vamos iniciar o planejamento da próxima ação”, destacou.
Entre as principais intervenções realizadas estão melhorias em equipamentos estratégicos do processo industrial, como a substituição das correntes do Forno de Cal, responsável pelo transporte interno da cal durante a recuperação química; a troca de um Slaker, equipamento utilizado na hidratação da cal virgem para a produção do licor branco; e a reforma de uma pintadora da máquina de papel cartão, fundamental para a aplicação uniforme de tinta e a qualidade do produto final.
Segurança e prevenção
Para garantir a integridade física e a saúde de colaboradores e prestadores de serviço durante a Parada Geral, a Suzano adotou uma série de diretrizes preventivas. O time de Segurança do Trabalho acompanhou todas as atividades, monitorando os processos e incentivando comportamentos seguros. Além disso, foi disponibilizado um guia on-line com orientações detalhadas, reforçando a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), conforme cada atividade.
Impacto na economia local
A Parada Geral também teve impacto positivo na economia da região, movimentando setores como hotelaria, alimentação e transporte, em razão da presença de profissionais vindos de outras cidades, estados e até do exterior.
“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo. A realização da Parada Geral está alinhada a esse direcionador, pois é essencial para nossas operações, para a segurança dos times e ainda contribui com a economia local”, concluiu o gerente executivo.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos a partir de matéria-prima renovável. Seus produtos estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial.
No Brasil, a empresa detém marcas como Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®. Com mais de 100 anos de história, a Suzano possui operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, com ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).
🔗 Fonte oficial:
https://www.suzano.com.br
📌 Informações à imprensa:
Infomuts – Informação Inteligente
