Anúncios

Suzano estuda implantação de projeto que transforma resíduos de feiras em adubo orgânico

A Prefeitura de Suzano está avaliando a adoção de um projeto semelhante ao desenvolvido na capital paulista que transforma resíduos de feiras livres em adubo orgânico, reduzindo o envio de material para aterros sanitários e fortalecendo as ações de sustentabilidade no município.

Na última quarta-feira (24/09), o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, visitou o pátio de compostagem da Penha, na zona leste de São Paulo, acompanhado do secretário executivo de Limpeza Urbana da prefeitura paulistana, Osmário Ferreira da Silva, para conhecer de perto o funcionamento da iniciativa.

O modelo prevê a mobilização de equipes de educação ambiental, responsáveis por orientar os feirantes sobre a separação adequada dos resíduos orgânicos em sacos específicos, facilitando o trabalho dos agentes de limpeza. A proposta está sendo elaborada em parceria com a concessionária Renova Suzano.

No pátio de compostagem, as sobras de frutas, verduras e legumes são misturadas a restos de poda e palha, resultando em um fertilizante natural sem emissão de odor. O material, após peneirado, pode ser aplicado em praças, parques e hortas comunitárias. Além disso, a população poderá retirar uma quantidade de adubo para uso doméstico.

Segundo André Chiang, a visita reforçou a importância do projeto.

> “Nós estamos estudando de que forma esse projeto pode ser implementado em Suzano. Por isso, alinhamos essa visita, que nos deu a dimensão do quão virtuoso pode ser esse ciclo, que evita a destinação dos resíduos das feiras para os aterros e garante o seu reaproveitamento em diferentes áreas verdes da cidade”, afirmou.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version