A Prefeitura de Suzano garantiu o recolhimento de 2 mil toneladas de lixo das ruas do município em menos de três dias, após a contratação emergencial da empresa Troupe Brasil Ltda.. A retomada da coleta domiciliar ocorreu entre a noite de terça-feira (10/02) e a tarde de sexta-feira (13/02), com a realização de 171 viagens que atenderam as três regiões da cidade.
O volume retirado superou o dobro da média diária anterior, que era de 300 toneladas. Entre terça e quarta-feira à noite, foram coletadas 650 toneladas em 54 viagens. De quarta à noite até quinta-feira à noite, o total chegou a 684 toneladas em 57 viagens. Já entre quinta à noite e sexta-feira à tarde, foram recolhidas 720 toneladas em 60 viagens.
Além da coleta domiciliar, a administração municipal retomou os serviços de zeladoria. A varrição teve início na região central e foi estendida ao Jardim Imperador e ao Jardim Casa Branca. Também foram realizadas ações de limpeza em feiras livres, na Vila Amorim e no Residencial Nova América.
Na quinta-feira, começaram os serviços de capinação na Praça Sol Nascente e na avenida Governador Mário Covas Júnior (Marginal do Una), além de roçagem nesses locais e na avenida Francisco Marengo, nas proximidades do rio Tietê. A limpeza dos ecopontos também foi iniciada, contemplando unidades na Marginal do Una, no Parque Maria Helena, no Jardim Dona Benta, no Boa Vista e no Miguel Badra. Os espaços serão reabertos após a conclusão total dos trabalhos.
O reforço nas ações foi necessário após a paralisação da empresa anteriormente responsável pelos serviços, no dia 05/02, apesar dos repasses estarem em dia. Diante da situação, a prefeitura decretou estado de calamidade ambiental e sanitária no município em 08/02, por descumprimento do Termo de Concessão nº 177/2022.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou o empenho das equipes na normalização dos serviços. Já o prefeito Pedro Ishi ressaltou que a administração acompanhou de perto as ações e priorizou a rápida resposta à população.
Para dúvidas sobre coleta e zeladoria, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800-333-0022, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

