UMC irá receber alunas da rede pública no Programa Futuras Cientistas 2026
A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) foi selecionada para participar da edição 2026 do Programa Futuras Cientistas, iniciativa nacional promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto aprovado pela instituição, intitulado “Própolis e a Biodiversidade: Explorando Soluções Científicas para a Saúde e Sustentabilidade”, será conduzido por seis professoras pesquisadoras e terá início em janeiro de 2026 nos laboratórios da universidade.
Podem se inscrever alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras da Rede Pública Estadual. As inscrições estão abertas até 6 de outubro, no site futurascientistas.com.br/cadastro. A abertura oficial do programa está marcada para 5 de janeiro de 2026, em formato remoto.
Ciência de perto
Na UMC, as participantes terão contato direto com atividades práticas relacionadas ao própolis, incluindo extração de compostos, análises físico-químicas e testes de atividade citotóxica, antimicrobiana e antifúngica. A imersão nos Núcleos de Pesquisa vai proporcionar uma vivência completa do ambiente científico, aproximando teoria e prática.
Incentivo à presença feminina na ciência
Criado para estimular a equidade de gênero nas áreas de ciência e tecnologia, o Programa Futuras Cientistas busca aproximar estudantes e professoras da rede pública de universidades e centros de inovação, incentivando a formação de novas gerações de pesquisadoras.
Além da experiência acadêmica, o projeto da UMC contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para saúde, educação e preservação da biodiversidade.