Para quem se assustou ao ver o grande número de viaturas circulando nesta terça-feira (15) pelo centro de Suzano, trata-se da operação “Sem Fronteiras”, coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade com o apoio de forças de segurança estaduais e federais.
A ação integrada mobilizou mais de 80 agentes e teve como objetivo principal o combate ao tráfico de drogas, ao crime organizado e o cumprimento de mandados de prisão em pontos estratégicos de Suzano e Poá.
Com início às 11h30 no Largo da Feira, no centro de Suzano, a operação percorreu bairros como Jardim Colorado, Miguel Badra, Casa Branca, Monte Cristo, Boa Vista e Jardim Maitê, além de regiões da cidade vizinha. A força-tarefa foi encerrada às 16h.
Resultados expressivos marcaram a operação:
5 prisões efetuadas, sendo 2 por tráfico e 1 captura de foragido;
15 mandados de prisão cumpridos;
181 abordagens a pessoas;
63 carros e 41 motos vistoriados;
Recuperação de um veículo roubado;
Estouro de uma “casa bomba” usada para armazenar drogas.
Uma das ocorrências mais relevantes envolveu dois homens em um veículo clonado. Eles são investigados por participação em crimes de sequestro e roubo de carga, sendo conduzidos à Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes.
A GCM de Suzano atuou com 30 agentes divididos em 15 equipes, envolvendo todos os seus grupamentos, como Romu, Romo, Canil, GPA, Força Patrulha e Patrulha Maria da Penha. A operação também contou com:
20 agentes da GCM de Poá;
27 policiais militares;
6 policiais civis;
2 policiais rodoviários federais.
Para o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Francisco Balbino, a operação simboliza o valor da união entre os órgãos. “A operação ‘Sem Fronteiras’ reforça que segurança pública se faz com integração, planejamento e presença efetiva nas ruas. Essa foi uma grande ação que demonstrou força e cooperação entre municípios e esferas policiais”, afirmou.