Assistência Social realiza capacitação de profissionais no Cras Centro

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A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano promoveu na manhã desta segunda-feira (13/05) uma capacitação técnica para aproximadamente 30 profissionais da pasta. O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Centro, localizado na rua Monsenhor Nuno, 565. O objetivo do encontro foi fornecer orientações sobre a elaboração de relatórios enviados à rede de proteção e aos órgãos estaduais e federais, referentes aos atendimentos prestados à população.A capacitação foi conduzida pela assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Ilka Custódio de Oliveira. Participaram do treinamento assistentes sociais, assistentes jurídicos e psicólogos sociais que atuam nos Cras de Palmeiras, Casa Branca, Boa Vista, Centro e Gardenia Azul, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e na Associação Reduca, responsável pelo Peti em Suzano.A proposta da capacitação foi abranger uma representação significativa dos colaboradores da secretaria, que lidam com o atendimento aos diversos públicos assistidos pela pasta. Isso permite que órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, tenham mais subsídios para tomar medidas em relação aos fatos descritos nos relatórios. A lista de participantes incluiu profissionais que lidam com demandas específicas de grupos como mulheres, idosos, crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.Além disso, foram selecionados representantes dos diversos serviços oferecidos à população, como os responsáveis pelo Cadastro Único (CadÚnico), especialmente do Bolsa Família; pelas violações de direitos; pelos serviços de convivência; pelo fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes; e pelas medidas socioeducativas.Ilka Custódio de Oliveira, assistente do TJ-SP, enfatizou a importância da preparação desses relatórios para compreender a realidade da assistência social no município. “Há que se considerar as questões éticas e as diferentes visões de mundo que compõem nosso crivo para escolhermos o que é relevante na composição dos documentos técnicos. Por isso, precisamos garantir um aprofundamento teórico contínuo e a especificidade dos profissionais, para preservarmos a direção social do trabalho”, declarou Ilka.O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, ressaltou a importância de manter os profissionais atualizados sobre as melhores práticas em relação às exigências da pasta. “Muitos atendimentos realizados nas unidades municipais são encaminhados para outras instâncias do Poder Público, como nos casos relacionados à violação de direitos. Por isso, é fundamental alinharmos nossa atuação ao que é exigido pelo TJ-SP e pelo Ministério Público, entre outros, para garantir o suporte adequado às famílias mais vulneráveis”, explicou o titular da pasta.

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