Central de Interpretação de Libras completa um ano de funcionamento

No período, foram realizados 273 atendimentos; o projeto tem sido bem aceito pela comunidade surda de Suzano para a utilização de serviços públicos municipais

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A Central de Interpretação de Libras (CIL) da Prefeitura de Suzano celebrou nesta quinta-feira (16/05) um ano de atividades, acumulando 273 atendimentos. Este projeto pioneiro na região do Alto Tietê é administrado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) em colaboração com a Secretaria de Comunicação Pública. Concebida como uma iniciativa inovadora, a central agora dispõe de uma sala exclusiva para atender a comunidade surda.

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O principal objetivo da CIL é garantir a acessibilidade e o atendimento adequado de deficientes auditivos e surdos nos serviços públicos municipais, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

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A central vem se destacando em diversos setores. Na área da Saúde, a CIL facilitou 80 consultas médicas, enquanto na Assistência Social foram realizados 54 atendimentos, especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, o Procon realizou 28 acolhimentos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor.

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Além dos 273 atendimentos presenciais e online, a CIL proporcionou tradução em Libras para 15 eventos organizados pela prefeitura, garantindo acessibilidade para a comunidade surda.

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Novo espaço

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Desde 26 de abril, a CIL conta com uma sala exclusiva localizada no Saspe, na Rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro. O novo espaço foi projetado para ser acolhedor e funcional, atendendo às necessidades específicas dos usuários.

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Com essa nova instalação, o atendimento presencial está disponível em casos específicos, conforme avaliação do intérprete. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

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Os serviços da CIL podem ser solicitados através de um formulário disponível no link //bit.ly/cilsuzano. O documento é adaptado para incluir vídeos explicativos em Libras. A maioria das consultas é realizada por videochamada, que deve ser agendada com até cinco dias úteis de antecedência.

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O secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, ressaltou o compromisso contínuo da cidade com a acessibilidade. “Estamos muito felizes com esse primeiro ano do projeto. Foram muitos atendimentos e serviços prestados pela CIL e essa ação não só demonstra nosso compromisso com a inclusão, mas também reforça a importância de garantir que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos serviços públicos. A resposta positiva da comunidade surda nos incentiva a continuar melhorando e expandindo esse serviço essencial”, afirmou.

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Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a sensação é de dever cumprido. “É muito gratificante saber que temos um projeto tão fundamental como este. Ao longo deste primeiro ano, passamos por muitas etapas de aperfeiçoamento, e hoje podemos garantir que os usuários tenham total inclusão nos serviços oferecidos pela prefeitura”, afirmou Larissa.

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O prefeito Rodrigo Ashiuchi também destacou a importância da iniciativa, considerando o primeiro ano da CIL um grande sucesso. “Existe um público que precisa desta forma de acessibilidade para exercer seus plenos direitos, sem constrangimentos. Estamos comprometidos em continuar aprimorando este projeto, buscando novas parcerias e recursos para garantir que todos os cidadãos de Suzano tenham acesso igualitário aos serviços públicos municipais. Nosso objetivo é fazer de Suzano um exemplo de inclusão e acessibilidade para outras cidades”, concluiu.

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