Iniciativa amplia prevenção ao HIV com foco em pacientes de maior vulnerabilidade
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), iniciou nesta quarta-feira (18/12) a oferta e o acompanhamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em Suzano. O programa tem como objetivo atender inicialmente cerca de 30 pessoas com vida sexual ativa e em maior risco de contrair HIV, ampliando a prevenção combinada na cidade.
A PrEP consiste na utilização dos medicamentos Tenofovir e Emtricitabina antes de relações sexuais, bloqueando o caminho de infecção do HIV. Com a mudança, além da distribuição dos medicamentos, o SAE/CTA realizará avaliação inicial com testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exames de função renal e prescrição do medicamento, inicialmente para 30 dias, podendo ser estendida para períodos de até quatro meses.
A coordenadora do Programa Municipal de ISTs/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que o novo modelo garante mais segurança aos pacientes. “Além de acompanhar os resultados dos exames, verificaremos as carteirinhas de vacinação e solicitaremos imunizantes necessários. É um cuidado mais amplo e seguro para os usuários da PrEP”, explicou.
O secretário de Saúde, Diego Ferreira, elogiou a iniciativa. “Esse é um trabalho essencial para a prevenção e o bem-estar dos suzanenses. A PrEP é um recurso de extrema importância e o acompanhamento será fundamental para garantir sua eficácia”, declarou.
Os interessados em utilizar a PrEP devem se dirigir ao SAE/CTA, localizado na rua Otávio Miguel da Silva, 323, Parque Suzano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, portando documento com foto e comprovante de endereço. Informações pelo telefone: 4741-2537.
#SaúdeSuzano #PrevençãoHIV #PrEPSuzano #ISTs #SAECTA #CuidadoComATuaSaúde
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!