Yakisoba do Bunka Matsuri recebe selo de certificação do Compac
Prefeito participou da entrega do título durante abertura da 14ª edição do evento, na sede do Aceas Nikkey, no bairro Chácaras Reunidas Guaió
O yakisoba do Bunka Matsuri recebeu o selo de certificação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) por seguir a receita tradicional que tornou o prato um patrimônio cultural de Suzano. A entrega do título foi feita pelo prefeito Pedro Ishi no último sábado (20/09), durante abertura da 14ª edição desta festa da cultura japonesa, que foi realizada na sede da Associação Cultural e Esportiva Agrícola de Suzano (Aceas) Nikkey, no bairro Chácaras Reunidas Guaió.
Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo municipal esteve acompanhado do presidente do Compac, Renan de Lima Franco, no momento de celebração junto aos responsáveis pela festa, o presidente e vice-presidente do Aceas Nikkey, Carlos Hiraoka e Yugi Yamagami. Também presenciaram esse momento histórico o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; e o presidente da Câmara, Artur Takayama.
O yakisoba do Bunka Matsuri, a partir de agora, passa a integrar a lista dos pratos reconhecidos com o mesmo certificado, que também conta com o yakisoba da Seicho-No-Ie, que recebeu Selo de Tombamento e da Certificação de Mestres do Saber no último dia 23 de agosto. A valorização do prato como parte da cultura da cidade se consolidou a partir de 27 de março deste ano, quando ocorreu o tombamento do yakisoba de Suzano como primeiro patrimônio imaterial do município, durante reunião no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.
O prefeito destacou o simbolismo deste ato. “Com a aprovação do tombamento, reforçamos a importância do yakisoba do Bunka Matsuri na cultura e na identidade da cidade. Fico muito feliz de ver isso acontecer, pois estamos falando de um prato bastante tradicional em Suzano. Nossa cidade tem uma relação profunda com a cultura japonesa e o yakisoba é um símbolo disso. Essa decisão reconhece a atuação de todos que trabalham para garantir o evento e a confecção do prato, que valoriza as tradições orientais”, afirmou Pedro Ishi.
Também participaram da solenidade o presidente da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, Reinaldo Katsumata; o vice-diretor da Fundação Japão em São Paulo, Keita Yamada; o presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Noritaka Yano; o vice-presidente do Enkyo, Jun Suzaky; a diretora do Cenibras, Keiko Anraku; e do ex-vereador de Suzano Luiz Higashi.