Anúncios

Alesp aprova incorporação da Fundação para o Remédio Popular ao Instituto Butantan

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto de lei complementar que extingue a Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (FURP) e transfere suas atribuições ao Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

Com a integração, o novo Butantan Farma ampliará o portfólio de medicamentos estratégicos de 30 para 100 produtos, reforçando a capacidade de inovação, desenvolvimento e produção de medicamentos voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à rede estadual.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a mudança vai fortalecer a produção de medicamentos mais complexos e críticos para o SUS, enquanto o diretor do Instituto, Esper Kallás, destacou que o processo vem sendo planejado há dois anos e representa um avanço na promoção da saúde pública.

A incorporação prevê a inclusão de 35 novos produtos nos próximos cinco anos, entre eles medicamentos oncológicos e para doenças raras, além de parcerias para transferência de tecnologia.

Com a transição em fase final de planejamento, o Instituto Butantan consolida seu papel como polo estratégico de inovação farmacêutica, ampliando sua atuação na produção de vacinas, soros e medicamentos para a população de São Paulo e de todo o Brasil.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version