A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou na última quarta-feira (18/12) uma ação especial na Escola Municipal Chácara Duchen, na Vila Ipelândia, atendendo 16 famílias da comunidade. A iniciativa buscou facilitar o acesso aos serviços do Cadastro Único (CadÚnico) para moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento até os postos fixos da pasta.
Durante a atividade, os munícipes puderam realizar atualizações no sistema e se cadastrar em programas sociais como o “Bolsa Família”, além de garantir benefícios como tarifas sociais de energia, água e esgoto. O modelo de atendimento foi realizado sem necessidade de agendamento, com foco em famílias de alunos da escola, e deve ser expandido para outros bairros.
Segundo o secretário Geraldo Garippo, a ação reflete o compromisso da prefeitura em aproximar serviços essenciais da população: “Queremos facilitar o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente as que vivem em locais distantes dos polos fixos de atendimento.”
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único identifica famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos por núcleo familiar. Ele é essencial para inclusão em benefícios como o Bolsa Família, BPC e a ID Jovem, além de permitir a formulação de políticas públicas específicas para reduzir as vulnerabilidades sociais.
Postos fixos de atendimento
A população pode acessar os serviços do CadÚnico de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em locais como:
Cad Gardênia Azul: rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Varan
Cad Casa Branca: rua Maria Clara Tavares, 125 – Parque Casa Branca
Cad Centro: rua Monsenhor Nuno, 595
Cad Palmeiras: rodovia Índio Tibiriçá, 11.641 – Palmeiras
Cad Boa Vista: avenida Katsutoshi Naito, 955 – Sesc
Dúvidas também podem ser enviadas pelo WhatsApp: (11) 97815-4886.