A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos concluiu, entre os dias 9 e 23 deste mês, a remoção de 72 tocos de árvores em calçadas de 22 vias do município, incluindo as ruas Marechal Deodoro e Barão de Jaceguai. A ação teve como principal objetivo melhorar a mobilidade dos pedestres, especialmente daqueles com deficiência física.

Os trabalhos foram realizados pela empresa Matec Serviços, que utilizou uma máquina destocadora para retirar os tocos de forma eficiente. Essa técnica, chamada de “destocamento”, foi aplicada em pontos estratégicos da cidade, como a Praça João Pessoa e ruas como Campos Salles, Expedicionário Cabo Katsuo Miyazato, Aurora e São Luís, entre outras.

A partir de janeiro de 2025, o cronograma de destocamento prevê a retirada de outros 118 tocos, totalizando quase 200 remoções na primeira etapa do projeto. O objetivo é restaurar as calçadas e garantir acessibilidade segura para todos.

Planejamento e execução
O serviço é fruto de um planejamento conjunto entre as Secretarias de Manutenção e Meio Ambiente. Em 15 meses, a pasta de Meio Ambiente emitiu 537 laudos de autorização para serviços de arborização urbana, com 399 autorizações para supressão de árvores e 109 para poda, além de intervenções relacionadas ao destocamento.

O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou a relevância das ações concluídas:
“Essas atividades representam 37% do cronograma inicial, o que é um avanço significativo. Estamos trabalhando para qualificar os acessos da cidade, tanto para pedestres quanto para cadeirantes, e para quem circula de carro. A mobilidade urbana é uma prioridade em nossa gestão”, afirmou.

Com o esforço contínuo das equipes, a cidade avança na construção de um espaço urbano mais acessível e seguro para todos os moradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui