Portelão recebe curso do governo estadual sobre esportes paralímpicos
O Complexo Poliesportivo Dr. Paulo Portela, o Portelão, em Suzano, recebeu nesta terça-feira (11) a abertura da Capacitação Técnica Paralímpica, curso promovido pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com as secretarias municipais de Esportes e Lazer, Governo e Educação, e com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O curso é gratuito e com certificado, e segue até sexta-feira (14). Até o momento, 129 profissionais e estudantes de Educação Física participam da formação, que reúne aulas teóricas e práticas em oito modalidades: basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, atletismo, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e natação.
O secretário de Esportes, Arnaldo Marin Junior (Nardinho), destacou que a ação reforça o compromisso da cidade com a inclusão. “Suzano está comprometida com o esporte para todos. Essa capacitação prepara nossos profissionais para ampliar as oportunidades de pessoas com deficiência”, afirmou.
A secretária de Educação, Renata Priscila Magalhães, explicou que educadores da rede municipal também estão participando do curso. “A formação traz novas formas de trabalhar o esporte com nossos alunos, valorizando a diversidade e o respeito”, disse.
A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, criado em 2021. Desde então, o projeto já passou por mais de 80 cidades e formou mais de 12 mil pessoas.
O secretário de Governo, Alex Santos, e o vice-prefeito Said Raful também participaram da abertura e destacaram a importância da parceria entre o município e o governo estadual. “O esporte paralímpico transforma vidas e muda a visão da sociedade sobre a inclusão”, afirmou Raful.
As atividades seguem até o dia 14, com aulas de halterofilismo e natação encerrando a programação. As inscrições continuam abertas pelo site www.paralimpico.com.br.
