Anúncios

Cerimônia realizada na sede da ACE Suzano, nesta quinta (27/11), oficializou início do mandato dos 28 integrantes, que representam o Poder Público e a sociedade civil

O prefeito Pedro Ishi deu posse, nesta quinta-feira (27/11), aos 28 membros do 1º Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade, durante cerimônia realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, localizada no centro. A atividade marca o início do mandato para o biênio 2025-2027 e reunirá 14 integrantes do Poder Público e outros 14 da sociedade civil, entre titulares e suplentes.

A solenidade, que contou com a presença de representantes dos diferentes setores produtivos do município, coroa o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conduzido pelo titular Mauro Vaz, que colocou em prática uma proposta que já vinha sendo discutida há mais de dez anos. Ele será o presidente do conselho nesta gestão, que terá como vice José Fernando Brandão, da Associação Cultural Suzanense Bunkyo.

Dada a importância do evento, também participaram o vice-prefeito Said Raful; o controlador geral do município, Ceśar Braga; o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; o presidente da ACE, Rodrigo Guarizo; a gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Gilvanda Figueroa; e o vereador José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira.

Um dos principais objetivos da gestão será garantir a criação da Comissão Intersetorial da Cadeia Produtiva Local (CPL), estratégica para diagnosticar e fortalecer setores econômicos já existentes na cidade e identificar oportunidades para novos empreendimentos. A expectativa é de que, já no próximo ano, essa frente receba investimentos específicos para promover ações de competitividade e inovação.

Empossados

Entre os titulares do Poder Público, foram empossados: Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico); Arrones Dainez Junior (Desenvolvimento Econômico); Fernando Fernandes (Desenvolvimento Econômico); Renan de Lima Franco (Cultura); Elias Martins (Governo); Heber Salviano (Educação); e Marcos Antônio Vieira (Governo).

Entre os suplentes do Poder Público, tomaram posse: Emerson Taboada de Faria (Desenvolvimento Econômico); Ivair dos Santos (Finanças); Marciel Alves (Meio Ambiente); Leonilda Ferreira (Cultura); Jéssica Carneiro (Ouvidoria); José Aristides Sobrinho (Manutenção e Serviços Urbanos); e Luiz Carlos Geraldo (Assistência e Desenvolvimento Social).

Por parte da sociedade civil, os membros titulares serão: William Takara (segmento Comércio: Kamikaze); José Fernando Brandão (segmento Associações Culturais: Bunkyo); Edyellison Ramos (segmento Indústria: Inebrás); Cristian Rosa (segmento Empresas Prestadoras de Serviço/incubadoras de inovação e tecnologia: CDZ Tecnologia); Carlos Trevisan Júnior (segmento Atividade Turística: Imperial Suzano Apart Hotel); Eugenio Zampini (segmento Instituições de Ensino Superior e Técnico: IFSP); e Roberto Saito (segmento Entidades de Engenheiros e Arquitetos: Acoris).

Já os suplentes da sociedade civil serão: Roberto Tavares (segmento Comércio – Rialto Alimentos); Rodrigo Guarizo (segmento Associação de Comércio: ACE Suzano); José Luiz Arranz (segmento Indústria: Clariant); Marcos Hirano (segmento Empresas Prestadoras de Serviço/incubadoras de inovação e tecnologia: INTS); Talita Bernardino (segmento Atividade Turística: Magic City); Marco Sales (segmento Instituições de Ensino Superior e Técnico: UniPiaget); e Eduardo Habu (segmento Entidades de Engenheiros e Arquitetos: AEAA).

Repercussão

A gerente regional do Sebrae afirmou que as políticas destinadas ao avanço de Suzano também passarão pelas discussões que se darão neste conselho. “Este espaço será fundamental para decidir o que é melhor para o desenvolvimento de Suzano. A cidade tem crescido também por meio de sua governança política e vontade de fazer acontecer”, declarou Gilvanda.

O presidente da ACE enalteceu a mobilização de todos os envolvidos para que o conselho pudesse ser criado. “Este é um momento muito especial para a cidade de Suzano, que já tem o comércio mais forte da região. Este trabalho será importante para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios do município. Tudo isso se reverterá em mais oportunidades e qualidade de vida para a população”, disse Guarizo.

O vereador Zé Oliveira frisou que o Legislativo estará ao lado dos conselheiros para dar o suporte aos avanços propostos para a cidade. “A Câmara de Suzano está trabalhando em parceria com a prefeitura para buscar o crescimento de Suzano. Estamos caminhando juntos em busca das melhorias que serão discutidas por todos”, pontuou o parlamentar.

O secretário Mauro Vaz colocou essa conquista no conjunto de avanços que já vêm acontecendo na última década. “Estamos desenvolvendo ações para os diferentes setores produtivos da cidade, que têm colaborado com o comércio, a indústria, a agricultura e o artesanato. Neste ano, recebemos o título de Município de Interesse Turístico (MIT) e temos investimentos estaduais e federais que vão alavancar ainda mais nossa economia. O conselho aqui oficializado se soma a esse trabalho”, ponderou o titular da pasta.

Por sua vez, o prefeito destacou o atual momento de crescimento de Suzano. “Estamos nos posicionando de forma que a cidade seja referência no Estado e no País, depois do trabalho de reconstrução do que foi consolidado ao longo da gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi. Estamos com dezenas de obras em andamento e teremos mais de R$ 1 milhão de investimentos na agricultura local a partir de 2026. Temos uma cidade que avança a cada dia num ritmo acelerado e os conselheiros empossados terão um papel relevante nesse processo que estamos conduzindo”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version