Programação gratuita reúne atividades de educação ambiental, distribuição de mudas e sementes, além de feira de adoção responsável de animais
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Itaquaquecetuba preparou uma programação especial para o Junho Verde, mês dedicado à conscientização sobre a preservação ambiental e o incentivo a práticas sustentáveis.
As atividades serão realizadas entre a próxima terça-feira (23) e sexta-feira (26), com oficinas educativas, visita guiada ao Parque Ecológico Mário do Candoto e ações de conscientização em espaços públicos da cidade.
A responsável pela pasta, Yasmim Zampieri, destacou que a iniciativa busca aproximar a população das questões ambientais por meio de atividades práticas.
“Nosso objetivo é aproximar a população das questões ambientais por meio de atividades práticas e acessíveis. Quando as pessoas entendem a importância da preservação e participam dessas ações, elas se tornam agentes de transformação para uma cidade mais sustentável e consciente”, afirmou.
Programação
A abertura acontece na terça-feira (23), às 9h, com a oficina “O sabor das cores”, no CAPS Infantojuvenil, localizado na avenida João Barbosa de Moraes, 450, na Vila Zeferina. A atividade vai abordar educação alimentar de forma lúdica e interativa.
Na quarta-feira (24), às 9h, a ação “Meio ambiente nas praças da cidade” será realizada na praça Juscelino Kubitschek, ao lado do Terminal Urbano Manoel Feio. Já na sexta-feira (26), também às 9h, a atividade será levada para a praça Padre João Álvares, no Centro.
Durante as ações nas praças, os participantes poderão participar de jogos educativos, receber sementes, mudas e girassóis, além de acompanhar atividades de desenho, pintura e informações sobre preservação ambiental.
Na quinta-feira (25), às 9h30, será realizada uma visita guiada ao Parque Ecológico Mário do Candoto, localizado na rua Cabrália Paulista, 100, na Estação. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a fauna, a flora e a importância da conservação das áreas verdes.
Adoção responsável
Além das atividades ambientais, as praças também receberão a campanha de adoção responsável de cães e gatos. A ação busca aproximar famílias interessadas em adotar animais resgatados e oferecer um novo lar aos pets.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de agendamento prévio.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou o convite para participação da população.
“Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Estamos investindo em iniciativas que promovem a preservação, além de incentivar o contato com áreas verdes e a adoção responsável de animais. Se programem e participem dessa importante ação”, declarou.
