A iniciativa “Documentando emoções: comunicação e psicoeducação na formação integral dos estudantes”, desenvolvida pela Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba, acaba de ser reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto passou a integrar o Mapa de Experiências Inspiradoras, plataforma que reúne práticas inovadoras de educação integral de todo o país.
A ação envolve alunos dos 3º e 5º anos das escolas de ensino integral, que produzem documentários sobre emoções, identidade, cultura e território. Implantada em 2024 em 16 unidades da rede municipal, a proposta fortalece o eixo socioemocional e estimula competências como comunicação, escuta ativa, expressão criativa e trabalho colaborativo. O Instituto Recrie acompanha o desenvolvimento pedagógico das atividades complementares.
O programa de tempo integral em Itaquá é estruturado em diferentes eixos — clube de matemática, xadrez, jogos de invasão e judô, círculos de leitura, teatro, educação musical e educação socioemocional. Dentro dessa abordagem, os estudantes produziram 13 documentários, resultado que chamou a atenção do MEC. Segundo o ministério, a experiência se destacou por diversificar tempos e espaços educativos, além de valorizar práticas culturais e artísticas como elementos essenciais da formação integral.
A secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo, ressaltou o impacto do reconhecimento: “A escola é um espaço vivo, onde as crianças podem se expressar, refletir sobre suas emoções e reconhecer a riqueza cultural de seus territórios. Ser destaque no MEC reforça que nossas práticas têm impacto real na aprendizagem e no desenvolvimento.”
O prefeito Eduardo Boigues também comemorou a inclusão do projeto na plataforma. Ele afirmou que o município vive “um novo momento na educação”, baseado em inovação, integração entre áreas do conhecimento e ações que preparam os estudantes para os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente e do futuro.
Já o secretário de Governo, Marcello Barbosa, destacou que o reconhecimento nacional “mostra a capacidade de Itaquá de inovar e transformar políticas públicas”, valorizando iniciativas estruturadas e alinhadas com as necessidades dos estudantes da rede municipal.
O projeto pode ser consultado diretamente no Mapa de Experiências Inspiradoras, disponível no site experienciaseduintegral.com.br.
