Anúncios

Suzano abre inscrições para Jornada do Patrimônio Cultural

 

Munícipes podem garantir participação em atividades, cadastrar artigos e conferir a programação que ocorre nos próximos dois finais de semana

 

Suzano receberá, nos dois próximos finais de semana, a Jornada do Patrimônio Cultural, evento voltado à valorização da história e das tradições do município. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link bit.ly/jornadadopatrimonioSuzano, onde também é possível cadastrar artigos e conferir a programação completa.

 

A iniciativa acontece logo após a oficialização do tombamento da Capela de Nossa Senhora da Piedade (Igreja do Baruel) e dos bens associados à comunidade, medida concretizada no último domingo (28/09). O projeto busca promover conhecimento e preservação do patrimônio local, com visitas guiadas, oficinas, exposições, workshops e rodas de conversa.

 

O evento é viabilizado por recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc, com projeto da proponente Marcilene Romão e realização da Prefeitura de Suzano. As atividades acontecerão em diferentes equipamentos culturais e religiosos da cidade.

 

Primeiro fim de semana

 

Sábado (04/10) – A abertura oficial será às 8h, com credenciamento para o II Congresso de Patrimônio Cultural e Identidade de Suzano, no auditório Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A programação inclui palestras, comunicações orais de artigos, mesa-redonda e encerramento com coquetel.

 

Domingo (05/10) – O mesmo local recebe o Cine Patrimônio, das 15h às 16h30, com exibição do documentário “Um tesouro quase esquecido”.

 

 

Segundo fim de semana

 

Sábado (11/10) – A agenda começa com oficina do tradicional Yakisoba de Suzano, às 9h, no Bunkyo, com direito à degustação e entrega de certificados aos mestres (20 vagas). À tarde, haverá tour guiado pelo Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, entre 14h e 16h.

 

Domingo (12/10) – Pela manhã, ocorre a Caminhada Cultural na Pedra do Estudante, com saída da Igreja do Baruel (20 vagas). À tarde, no mesmo local, será realizada a oficina “Como preservar e valorizar nosso patrimônio – Capelinha de Mão”, ministrada pelo mestre Luiz (25 vagas), em que os participantes deverão levar um martelo de aço com cabo pequeno.

 

 

O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, destacou a importância da programação:

 

> “É um orgulho para Suzano poder organizar uma Jornada do Patrimônio Cultural, que dará a condição de aprofundarmos os conhecimentos da população sobre os aspectos históricos relacionados ao município e mostrarmos os equipamentos que melhor traduzem a identidade suzanense”.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version