Anúncios

Evento reuniu artistas, gestores e parlamentares nos dias 2 e 3 de setembro

 

Suzano foi um dos municípios convidados a participar do encontro “Dança é Política”, realizado na última terça e quarta-feira (02 e 03/09) em Brasília. Organizado pelo Fórum Nacional de Dança e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o evento teve como objetivo ouvir artistas e gestores públicos de todo o País na construção de políticas voltadas ao setor.

 

A cidade foi representada pela diretora de Cultura, Márcia Belarmino, que contribuiu com as discussões sobre o aprimoramento das políticas culturais implementadas no Brasil. Também participaram da atividade a presidente da Funarte, Maria Marighella, o diretor executivo Leonardo Lessa, a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Martins, além dos deputados federais Vicentinho, Carlos Zarattini, Lídice da Mata e Jandira Feghali.

 

O encontro marcou um momento político relevante, voltado à criação da futura Diretoria de Dança da Funarte, que será estratégica para assegurar continuidade, regularidade e institucionalidade às ações federais no setor. A programação incluiu mesas temáticas, grupos de trabalho e rodas de conversa, em um processo coletivo para construção de diretrizes estruturantes para a dança, reforçando a cogestão das políticas culturais e a participação social.

 

As propostas debatidas se alinham à Política Nacional das Artes (PNA), que está em vias de ser instituída por decreto presidencial. O mecanismo reunirá premissas, princípios e diretrizes que orientarão tanto o Estado quanto a sociedade civil na promoção do direito às artes.

 

Para a diretora de Cultura de Suzano, a participação foi fundamental.

“Buscamos contribuir com as discussões que têm relação com melhorias para todos que atuam no setor. Tivemos a oportunidade de estar perto de grandes profissionais, mostrando nossa visão quanto à implementação de novas políticas públicas”, destacou Márcia.

 

O secretário interino de Cultura, Geraldo Garippo, também ressaltou a importância da inserção de Suzano no debate nacional.

“Nossa cidade tem uma atuação expressiva em diferentes segmentos culturais. No caso da dança, tivemos em agosto uma programação intensa dedicada à linguagem e, agora, acompanhamos de perto o avanço das propostas para que possamos contemplar os artistas e oferecer ainda mais entretenimento à população”, afirmou.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version