Anúncios

Projeto visa apoiar municípios na transição para modelos mais eficientes, sustentáveis e inteligentes de gestão da iluminação pública

A Prefeitura de Suzano iniciou, na última quarta-feira (29/10), sua participação em um grupo regional de trabalho voltado à modernização e aprimoramento da iluminação pública. A iniciativa faz parte de um projeto piloto do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O objetivo é apoiar os municípios consorciados na transição para modelos mais eficientes e sustentáveis de gestão da energia pública, utilizando dados, tecnologia e inovação para subsidiar decisões e elaborar projetos técnicos e financeiros. A proposta também prevê a criação de uma plataforma digital integrada e a capacitação de gestores e técnicos municipais.

Representando Suzano, o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, participou da primeira reunião do grupo, realizada de forma on-line. Ele será responsável por contribuir com a coleta e consolidação de dados que embasarão o diagnóstico situacional e as propostas de modelos de financiamento voltados às melhorias no sistema de iluminação pública.

O levantamento será realizado com base em uma metodologia adaptada de uma ferramenta usada para avaliar a gestão de riscos e desastres naturais, composta por 50 perguntas, sendo 40 de múltipla escolha e 10 discursivas, abordando aspectos técnicos, operacionais, regulatórios e de gestão.

Os resultados serão analisados pelo Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Iluminação Pública (Cepil/Fapesp), que classificará o nível de maturidade dos municípios e indicará oportunidades de aprimoramento em infraestrutura, governança e processos, além de auxiliar na estruturação de projetos de financiamento e parcerias tecnológicas.

O secretário Samuel Oliveira destacou a relevância da iniciativa.

“Sabemos que este setor é estratégico para o desenvolvimento dos municípios. Por isso, estamos atuando em conjunto para compartilharmos informações, identificando os aspectos que devem ser usados como referência para alcançarmos a excelência no trabalho”, afirmou.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version