Suzano produz mais de 300 milhões de mudas de eucalipto por ano em 30 viveiros espalhados pelo Brasil
Com presença em dez estados, operação de viveiros garante o atendimento da demanda industrial e contribui para a preservação da biodiversidade
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, mantém uma estrutura robusta para garantir sua produção sustentável. Para atender ao desafio de plantar 1,2 milhão de mudas de eucalipto por dia, a companhia conta com a operação de 30 viveiros, que produzem mais de 300 milhões de mudas por ano.
Essas unidades, presentes em dez estados brasileiros, não apenas abastecem a demanda industrial, mas também fortalecem o compromisso da empresa com a biodiversidade. Atualmente, a Suzano possui 1,7 milhão de hectares destinados a áreas de plantio e 1,1 milhão de hectares de vegetação nativa conservada, equivalente a 40% de sua área total.
O plantio é feito em sistema de mosaico, intercalando áreas de conservação e cultivo, o que favorece a conectividade da paisagem, a preservação da biodiversidade, a regulação hídrica e a remoção de carbono. A prática está alinhada à Política de Desmatamento Zero da companhia, assegurando que a expansão ocorra apenas em áreas antropizadas, especialmente pastagens degradadas.
“As mudas utilizadas para fins produtivos são fornecidas por viveiros localizados em diversas regiões do Brasil, sendo quatro deles próprios da Suzano. Os viveiros em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo (MS) têm capacidade anual para produzir, respectivamente, 27 milhões e cerca de 30 milhões de mudas. O de Ribas emprega diretamente cerca de 200 pessoas, adotando práticas sustentáveis como o uso racional da água e insumos”, afirma Maria Carolina Cunha Zonete, Diretora de Operações Florestais da Suzano.
Já para Clara Gazzinelli de Almeida, Gerente Executiva de Sustentabilidade da companhia, os viveiros têm papel central nos compromissos climáticos da Suzano:
“Essas mudas, quando plantadas junto às nossas áreas nativas, desempenham função essencial na remoção de CO₂ da atmosfera, contribuindo diretamente para o enfrentamento da crise climática.”
Somente em 2024, a Suzano registrou um saldo positivo de mais de 2 milhões de toneladas de carbono removidas da atmosfera, acumulando mais de 29 milhões de toneladas de CO₂ desde 2020. O resultado reflete a importância das florestas plantadas e nativas no cumprimento das metas globais de sustentabilidade.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. Seus produtos — que vão de celulose a itens de higiene pessoal e papéis para embalagens — estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. A companhia alia inovação e sustentabilidade em soluções desenvolvidas a partir de matéria-prima renovável.
Mais informações: www.suzano.com.br