A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana apresentou, nesta segunda-feira (17/11), na Câmara de Suzano, o balanço das ações realizadas no 2º quadrimestre de 2025. De acordo com a pasta, foram promovidas melhorias em 537 vias públicas em toda a cidade, considerando intervenções de sinalização e a Operação Tapa-Buraco, que contemplou 201 vias de 107 bairros.
O relatório foi apresentado pelo secretário Claudinei Galo, acompanhado do coordenador operacional Leandro Carvalho, do coordenador de Transporte Júnior Abreu e da coordenadora de Planejamento Miriam Arata. A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Trânsito do Legislativo, Denis Cláudio da Silva (Filho do Pedrinho do Mercado), e contou com a presença do presidente da Câmara, Artur Takayama, do vice-presidente Maizena, além dos vereadores Jaime Siunte, João Sabugo e Marcel da ONG.
Sinalização e infraestrutura
Do total de vias atendidas entre maio e agosto, 252 receberam revitalização da sinalização horizontal, incluindo 109 redutores de velocidade e 308 faixas de pedestre.
Em sinalização vertical, os trabalhos alcançaram 215 vias, com instalação de placas de trânsito e placas toponímicas.
Também foram citadas melhorias na infraestrutura do transporte coletivo, com a construção de três novos abrigos de ônibus e a revitalização de outros 23.
Acessibilidade
As equipes também priorizaram ações voltadas às pessoas idosas e com deficiência. Foram:
-
24 vagas especiais revitalizadas
-
12 novas rampas de acessibilidade construídas
-
43 rampas existentes revitalizadas
-
135 novas credenciais para pessoas com deficiência e 242 renovações
-
346 novas credenciais para idosos e 631 renovações
Educação no trânsito
O Departamento de Educação para o Trânsito destacou as iniciativas do Maio Amarelo, com ações de conscientização, uso de simulador de impacto na Etec de Suzano, teatro de fantoches em parceria com o CPTran e o projeto “Na Pista Certa”, da Fundación Mapfre, voltado a orientar crianças sobre segurança no trânsito.
Compromisso com a mobilidade
Segundo o secretário Claudinei Galo, o balanço demonstra a atuação contínua da pasta em garantir melhores condições de circulação.
“Estamos trabalhando em toda a cidade para manter a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas e pedestres, com intervenções essenciais na sinalização e na infraestrutura das vias”, afirmou.
